terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cabeça Dinossauro, Pança de Mamute



Sempre quis colocar no blog dois quadros do Portinari, um deles é esse que está ai em cima, chama "Retirantes" o outro, quem sabe coloco em outra oportunidade, chama "Criança Morta", são quadros densos e de temática incômoda, lembra um pouco "O Grito" do Munch, mas são temáticas bem mais nacionais do que no quadro "O Grito", refletem a miséria, a miséria do povo de um país rico!!!!

Mais do que miséria estampada, está ali estampada a corrupção, a falta de vergonha, a violência, o desrespeito, talvez por isso o incômodo, porque corrupção, violência, falta de vergonha e outros não é uma prática exclusiva dos políticos, o povo brasileiro de um modo geral é assim, e o resultado não é a arte impressa em "Retirantes" o resultado é todo aquele incômodo dos corpos magros e deformados observados do alto por urubus que mais parecem morcegos, por isso todas as vezes que a gente pensar em passar o outro pra tras, ou em dar o famoso jeitinho, vamos lembrar que estamos pintando um quadro incômodo, denso e vergonhoso de injustiça social!!!!

Quando eu era adolescente (pré-adolescente vai), os Titãs lançaram um LP, Disco, coisas que não existem mais, que se chamava Cabeça Dinossauro, me lembro da minha cara de reprovação ao ouvir a música que dava nome ao disco: "Cabeça Dinossauro, Cabeça Dinossauro, Pança de Mamute"! nossa quando ouvi essa letra, senti aquele incômodo: como se gasta tempo e dinheiro com uma letra tão tosca, tão sem pé (cabeça tinha afinal era cabeça dinossauro), ontem assistindo aula na faculdade e viajando em temas totalmente fora da aula, acho que entendi um pouco essa música, espero que não esteja colocando nenhuma besteia aqui, mas enfim quem discordar se manifeste!

Cabeça Dinossauro: Cabeça conservadora, antiga, presa a coisas que não tem mais sentido (Ex: Sarney, entre outros) apesar do exemplo o povo brasileiro é todo cabeça dinossauro, você é preconceituoso porque não ouve sertanejo, pq não vai pra Madri junto com Teo & Piracicaba, mas chama o amigo que curte ir pra Madri, pra ouvir um blues ou um samba de Paulinho da Viola e ai bingo! Cabeça Dinossauro!

Pança de Mamute: Voracidade, ganância, o máximo pra mim, afinal pança de mamute devia ser imensa!! (Ex: Neoliberais escolhe um e tá bom), mas infelizmente o povo também é assim, cada vez mais individual: a culpa da qualidade da educação segundo os alunos é dos professores, segundo os professores é dos pais, segundo os pais é... e por ai vai, será difícil perceber que a culpa pelo descaso com a educação é de alunos, pais e professores que ao invés de se unir ficam brigando entre si?? Será que é dificil perceber que a cada ano e sobretudo a cada eleição ficamos mais cabeça dinossauro? E votamos no que fala mais alto à nossa pança de mamute?

Reflexões, coisas minhas, acho que ninguém vai mesmo ler, de qualquer forma está dito, e embora tenha me causado constrangimento à primeira audição, Cabeça Dinossauro é um dos CDs mais inteligentes que o rock nacional produziu em todos os tempos! Vale ser ouvido e analisado, talvez até em bancos de universidade!!!

Beijos e abraços a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário