quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mais que amigos!!!



A vida é feita de descobertas, uma delas, e porque não dizer a maior delas, se deu há alguns anos atrás, dois amigos queridos coordenavam a pastoral da catequese mas estavam com sérios problemas em encontrar catequistas, certo de que era uma experiência interessante diferente de tudo o que eu já havia feito me ofereci pra pegar uma turma somente por 2 anos o tempo necessário para que eles fizessem a primeira eucaristia. Sendo assim, depois de 6 meses acompanhando catequistas mais experientes estava pronto pra minha primeira turma!!!

Olhar pra eles pela primeira vez era tanto assustador como curioso, eles nunca tinham tido um catequista, empatamos, eu também nunca tinha tido uma turma de catequese!!

Passamos um ano juntos, seria injusto comigo e com eles tentar lembrar o nome de todos visto que, como eles bem sabem, sou péssimo com nomes, mas resolvi lembrar dessa experiência pois aprendi muito mais do que ensinei com esses meus queridos catequisandos, o tempo passou e quando o primeiro ano acabou tivemos que nos afastar, eles iriam pro segundo ano e eu pegaria outra turma, foi triste, meses antes já começava a chorar pensando em como seria meus domingos sem eles, ainda hoje choro enquanto escrevo esse texto, a outra turma veio, conheci pessoas incríveis nessa outra turma como a Carol, o Joabe, a Aline (que eu coloquei pra fora da sala achando que não era minha catequisanda, além de péssimo pra nomes, não sou muito bom com fisionomias), o Fabiano, a Thais e é claro o meu parceiro Alessandro!!

Vivi e ainda vivo com eles experiências incríveis de amizade e carinho, porém minha história é mesmo a história daquela primeira turma, eu que ia ficar 2 anos na catequese, acho que já estou por lá quase há 10 anos, por eles, pelo que eles me ensinaram. Ainda hoje nos momentos difíceis da minha vida, são deles as palavras de carinho e conforto, outras turmas vieram, pessoas especiais nessas outras turmas também, pessoas que guardo no meu coração, mas minha primeira turma, essa gravou seu nome na minha história. Sim eu perdia a paciência com eles às vezes, e, com certeza, eles perdiam a paciência comigo também!!!

Lembro-me no último encontro com eles, quando eu ainda era o catequista deles, perguntaram o que eles tinham aprendido comigo, fiquei receoso com a pergunta, não tinha noção se eles tinham realmente aprendido algo, então a Bruna levantou a mão e citou a história do falcão e do Gengis Khan. Vocês não conhecem essa história? Bem ela é mais ou menos assim:

Corria pela floresta depois de uma batalha, Gengis Khan e seu falcão, em um dado momento o guerreiro sentiu sede e notou que de uma pedra escorria água fresca, então tomou o seu cantil e quando ia se aproximar da água, o seu falcão o atacou, estranhando o comportamento do pássaro, ele não se deu por vencido e foi novamente encher o seu cantil, a ave, porém tornou a atacar, nervoso com a situação ele desembainhou a espada e apontando pro falcão tornou a tentar beber da água, o falcão atacou novamente mas dessa vez foi morto a espada! Intrigado, pois seu falcão nunca agira de tal modo, ele resolveu escalar a pedra para ver de onde escorria a água, qual não foi sua surpresa ao notar lá em cima uma poça com duas cobras venenosas mortas lá dentro!! E a moral, isso também a Bruna não esqueceu, é que um amigo verdadeiro está sempre disposto a tudo pelo outro!!!

Por isso somos mais que amigos, por isso apesar de tudo ainda hoje me lembro de vocês, tenho orgulho do que vocês se tornaram e tenho orgulho por um dia vocês me deixarem participar da vida de vocês, sem vocês não sei onde estaria hoje, e embora muitas vezes a vida tenha sido dura, é naqueles sorrisos, gritos e brincadeiras (e também nas amoras) dos domingos de manhã que encontro força e fé pra ser a cada dia uma pessoa mais feliz e um catequista mais empenhado!!!

Um grande beijo pros meus anjos: Leo, Clayton, Gabriel, Ariane, Priscila, Aninha, Bia, Giovanna, Larissa, Gesiane, Jayne, Tracy, Bruninha, Jaqueline, Wesley, Everton, Jonathan, Jéssica (eram 2 Jéssicas), Joelma, Amanda, e tantos outros que agora me falha a memória espero estar sempre com vocês e tê-los sempre ao meu lado!!!!

Abraços e beijos a todos!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário